Dúvidas Contábeis

FAQ
1Quando pode se tornar MEI ?

O MEI (ou Micro Empreendedor Individual) é indicado para quem deseja trabalhar sozinho. O exemplo mais comum são os prestadores de serviço, como pintores e eletricistas. A modalidade só permite a contratação de um funcionário.

2O que é Lucro Real ?

Um regime que apura os impostos da empresa de acordo com seu lucro real. Pode ser uma vantagem para empresas que não obtenham lucro em seu início.

3O que é Lucro Presumido ?

As empresas que não conseguem se encaixar no Simples Nacional geralmente optam pelo Lucro Presumido, um regime que apura impostos de acordo com o que se presume que a empresa faturará, de acordo com a média de lucro de seu segmento.

4O que é Uma Sociedade Individual?

É aquela onde existe apenas uma pessoa responsável por todo o capital social.

5O que é Uma Sociedade Anônima?

É aquela onde o capital é divido por ações a serem vendidas na bolsa de valores. Comum em grandes empresas.

6O que é uma Sociedade LTDA?

É aquela em que todos os sócios já estão estipulados desde o início das atividades, onde cada um entra com sua participação no Contrato Social.

7O que é Fluxo de Caixa?

Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

8Qual é a importância do Fluxo de Caixa?

Essa ferramenta irá garantir que a sua empresa acerte na hora de tomar decisões financeiras, pois antes de mais nada ela possibilita uma análise do seu cenário atual. Quais departamentos estão gastando mais? Quais estão trazendo maiores resultados? Onde está ocorrendo gastos desnecessários? Todas essas perguntas podem ser respondidas com um bom Fluxo de Caixa. O seu funcionamento é basicamente baseado em análise de dados de pagamentos e valores recebidos mensalmente. Através deles, é possível fazer um balanço para ver se a sua empresa está gastando mais do que recebe, e assim poder criar planos reais de crescimentos e investimentos que são necessários para todos os negócios.

9Como fazer o cálculo das despesas?

O cálculo das despesas não deve levar em conta apenas salários e aluguel. O ideal é elaborar uma planilha que contenha informações referentes aos gastos mensais, onde entrem os encargos com folha de pagamento, aluguel, despesas de água, luz e internet e também investimentos que serão realizados nos próximos meses.